Portuguese English French

Concelho de Sernancelhe

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

No concelho de Sernancelhe as paisagens, constituídas por autênticos monumentos graníticos, transformam-se em miradouros por direito próprio. A altitude, que no planalto da Lapa atinge os 800 metros, enaltece os fundos vales, sempre verdejantes, tranquilos e transbordantes de água.

De norte a sul, nos locais mais inóspitos da montanha, brotam nascentes de qualidade, que formam ribeiras e riachos, fecundando os terrenos agrícolas à sua passagem. O destino de todos estes cursos de água é o longo e profundo vale do Rio Távora, barrado pela Barragem de Vilar.

O Rio Távora, vizinho amistoso de várias freguesias, contribui para o deslumbrante cenário formado pelas serras da Lapa e Zebreira. As límpidas águas do apressado rio que se encaminha para o Douro só encontram resistência no paredão granítico da barragem.

O património edificado constitui o núcleo de quase todas as povoações, associando construções humildes a casas brasonadas, pelourinhos, cruzeiros e igrejas a fontes de mergulho. O Concelho é rico em pelourinhos, cruzeiros, capelas, alminhas e exibe belas igrejas, sinais inequívos de que Sernancelhe teve quatro antigas vilas: Fonte Arcada, Vila da Ponte, Lapa e Sernancelhe.

Freixinho e Faia, duas aldeias ribeirinhas, contam já com importantes zonas e Lazer e Recreio e são muitos os projetos para conferir valor acrescentado ao Rio que atravessa o  concelho.

O rio Távora, a Lapa, Aquilino Ribeiro e a castanha são marcas deste território.

 

ROTEIRO

 

 

    

Topo