Portuguese English French

Concelho de Santo Tirso

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Terra de mosteiros e conventos, Santo Tirso cresceu em redor do antigo mosteiro de São Bento, fundado pelos monges beneditinos no século VIII, mais tarde reconstruído e submetido a profundas alterações no século XVII.

Santo Tirso ergue-se junto ao rio Ave e o encanto das margens do rio, arvoredos e jardins, caracterizados por uma vegetação generosa. Ainda há recantos de tranquilidade idílica onde o único som é o das águas do Ave. As características agrícolas do concelho - milho, vinho e agropecuária - aliadas à densidade demográfica, visível nas inúmeras aldeias típicas, e aos costumes religiosos profundamente enraizados conferem-lhe uma grande riqueza etnográfica.

Ao visitar Santo Tirso, o Museu Internacional de Escultura, expressão máxima da escultura contemporânea ao ar livre, acompanha-nos enquanto não se resiste a provar alguns dos produtos locais, como os famosos Jesuítas, os limonetes e em Roriz visite o Mosteiro de Singeverga e prove o Licor de Singeverga, produzido pelos monges beneditinos do mosteiro, assim como o Convento de Santa Escolástica, onde são fabricadas de forma artesanal, diversas iguarias, entre as quais as inesquecíveis e afamadas bolachinhas conventuais e os bolinhos de mel.

Não deixe Santo Tirso sem visitar Monte Córdova e sem deixar de provar o vinho verde da região.  

 

 

Topo